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Designação do projeto

Designação do projeto | Indústria 4.0 - Desmaterialização de processos comerciais e marketing digital
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-037275

Objetivo Principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção | Centro
Entidade beneficiária | Fábrica de Pastelaria e Confeitaria São Silvestre, Lda

Data de Aprovação | 2018-07-18
Data de Início | 2018-08-30
Data de Conclusão | 2019-08-29
Data Efetiva de Conclusão | 2019-08-27

Custo total Elegível | 9.960,00 Euros
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 7.470,00 Euros

Objetivo:

Realização de um diagnóstico e desenvolvimento e implementação de uma estratégia a nível do comércio eletrónico (foco no marketing digital e na desmaterialização de processos associados ao relacionamento/comunicação com os clientes) que permita alavancar a aposta na economia digital e na transformação digital, na convicção de que uma comunicação forte e bem planeada através de ferramentas e técnicas sofisticadas de marketing digital e a desmaterialização de processos associados ao relacionamento/comunicação com os clientes potenciarão com eficácia a divulgação da empresa e dos seus produtos, impulsionando o crescimento do negócio e também estratégia de penetração no mercado espanhol.

Resultados Esperados:

Os resultados esperados com a concretização dos investimentos previstos no projeto são os seguintes: Estabelecimento de uma política de marketing digital como objetivo estratégico e como ferramenta ao serviço da gestão, ajudando a comunicar de forma mais eficiente os produtos disponibilizados.

  • Redefinição de uma apropriada comunicação da empresa com o exterior através do recurso a estratégias e ferramentas de marketing digital previamente analisadas e ajustadas às suas necessidades e objetivos.
     
  • Capacidade para integrar na gestão as atividades de marketing digital consideradas relevantes, antecipando os custos e os riscos envolvidos, como mecanismo para auxiliar na priorização dos seus investimentos.
     
  • Adequado controlo e acompanhamento da presença online, dado que se irá dispor de mecanismos que permitirão efetuar estatísticas e relatórios demonstrativos e de medição da eficiência de determinadas ferramentas online, o que possibilitará uma rápida implementação de medidas corretivas, se necessário.
     
  • Maior "proximidade" aos clientes complementando o relacionamento de proximidade física que é fundamental manter no contexto da atividade desenvolvida, com um relacionamento interativo, mais simples e com feedback recíproco que será fundamental para captar novos clientes e fidelizar os atuais.
     
  • Maior flexibilidade no relacionamento com os clientes.
     
  • Maior capacidade de acompanhamento e controlo dos processos comerciais (encomendas) ao mesmo tempo que se desmaterializam os mesmos.
     
  • Avaliação e ajuste do posicionamento ao nível das melhores práticas em termos de estratégias de marketing digital como alavanca para a competitividade.
     
  • Maior visibilidade da empresa e dos seus produtos.
     
  • Capacitação para chegar a um maior número de clientes a um custo inferior (espera-se uma diminuição do custo de aquisição de clientes), incluindo clientes internacionais.

Resultados Atingidos 
Resultados ao nível da performance interna:

  • Melhoria no posicionamento ao nível das melhores práticas dos concorrentes em termos de estratégias de marketing digital e comércio eletrónico como alavanca para o aumento da sua competitividade.
     
  • Capacitação para integrar na gestão as atividades de marketing digital e comércio eletrónico consideradas relevantes, antecipando os custos e os riscos envolvidos, como mecanismo para auxiliar na priorização dos seus investimentos.
     
  • Utilização de ferramentas que permitirão o acesso a estatísticas e a relatórios demonstrativos e de medição da eficiência de cada estratégia de marketing online, com as seguintes vantagens: Antecipar ações que permitam aumentar a notoriedade e melhorar a imagem e reputação online; Controlo dos resultados em tempo real; Maior conhecimento do perfil dos clientes o que permite antecipar as suas necessidades e desenvolver serviços que vão de encontro a essas necessidades; Capacitação para ter maior celeridade e eficácia na tomada de decisões acerca da política comercial e de marketing.
     
  • Capacitação para integrar na gestão as atividades de marketing digital e comércio eletrónico consideradas relevantes, antecipando os custos e os riscos envolvidos, como mecanismo para auxiliar na priorização dos seus investimentos.
     
  • Adequado controlo e acompanhamento da presença online, dada a existência de mecanismos que permitirão efetuar estatísticas e relatórios demonstrativos e de medição da eficiência de determinadas ferramentas online, o que possibilitará uma rápida implementação de medidas corretivas, se necessário.
     
  • Maior "proximidade" aos clientes complementando o relacionamento de proximidade física que é fundamental manter no contexto da atividade desenvolvida, com um relacionamento interativo, mais simples e com feedback recíproco que será fundamental para captar novos clientes e fidelizar os atuais.
     
  • Maior flexibilidade no relacionamento com os clientes assente em ferramentas que potenciam a recolha de feedback por parte dos clientes, adaptando o nível de serviço às suas necessidades.
     
  • Maior capacidade para segmentar o público-alvo das campanhas de marketing, o que possibilita a criação de conteúdos mais personalizados e, por isso mesmo, mais eficazes.
     
  • Maior capacidade de acompanhamento e controlo dos processos comerciais (encomendas) como consequência da informatização deste processo.
     
  • Reforço do potencial de inovação (essencialmente de processos e de marketing) assente na implementação do plano de ação / estratégia digital delineado no âmbito da consultadoria.


Resultados ao nível da posição da empresa no contexto externo:

  • Avaliação e ajuste do posicionamento ao nível das melhores práticas em termos de estratégias de marketing digital como alavanca para a competitividade.
     
  • Maior visibilidade da empresa e dos seus produtos.
     
  • Capacitação para chegar a um maior número de clientes a um custo inferior (espera-se uma diminuição do custo de aquisição de clientes), incluindo clientes internacionais.


Resultados ao nível dos recursos humanos:

  • Capacitação da equipa de gestão, quer ao nível de conceitos no âmbito da economia digital, comércio eletrónico, processos comerciais, entre outros; quer na sua abertura e disponibilidade para implementarem processos de mudança e inovação (no caso particular processos associados à denominada indústria Aquisição de novas competências e know-how por parte dos empresários e outros intervenientes no processo, numa área deficitária, mas muito importante para a empresa.
     
  • Maiores níveis de motivação dos recursos humanos por via da introdução de novas filosofias de trabalho, principalmente na área comercial.
     
  • Oportunidade para se "pensar" a organização como um todo, o que acabou por constituir numa ferramenta eficaz para a promoção do crescimento profissional dos empresários no exercício das suas funções.

Face aos resultados indicados e a transformação digital em curso, considera-se que existiu um salto significativo no posicionamento em termos de economia digital no geral, mas muito concretamente ao nível das competências e instrumentos ao nível de comercio eletrónico e marketing digital agora disponíveis e que permitem, no seu conjunto, eliminar e/ou mitigar a maioria das necessidades e limitações existentes. Esta evolução assente na digitalização dos processos e ajustamento do modelo organizacional na vertente de atividade comercial e marketing permite à Fábrica de Pastelaria e Confeitaria São Silvestre, através das novas tecnologias, deixar de ser uma empresa com um âmbito de intervenção regional, para poder ser uma empresa com um âmbito de intervenção nacional e internacional.

Data da última atualização: 2019-08-27